segunda-feira, 28 de junho de 2010

Diário

Na aula do dia 17/06 o professor marciano, após a leitura do diário e do comporte-se da aula anterior, nos apresentou o conteúdo do capítulo 12. O Capítulo 12 trata de questões contemporâneas sobre liderança. No começo do capítulo nos é apresentado um fator essencial para um líder, a confiança. A confiança, ou a falta dela, é uma questão cada vez mais importante nas organizações hoje em dia. Nesta seção, definimos o que é confiança e oferecemos algumas orientações para ajudar na construção da credibilidade e da confiança. A confiança é uma expectativa positiva de que a outra pessoa não irá agir de maneira oportunista - seja por palavras, ações ou decisões. Os dois elementos mais importantes implícitos em nossa definição são familiaridade e risco.


Depois foi comentado sobre a relação entre confiança e liderança. Quando os liderados confiam em seu líder, estão dispostos a se colocar em vulnerabilidade em razão das ações dele - sob a crença de que seus direitos e interesses não serão prejudicados. As pessoas não seguem nem buscam orientação de alguém que elas percebem como uma pessoa desonesta ou capaz de levar vantagem sobre elas.A honestidade, inclusive, é apontada consistentemente como a principal característica admirada em um líder. "A

honestidade é absolutamente essencial à liderança. Se as pessoas vão seguir alguém por vontade própria, seja em um campo de batalha ou na sala de reuniões da diretoria, elas querem primeiro se assegurar de que esse indivíduo

é digno de sua confiança.

Após isso, foram apresentados alguns tipos de confiança, que são: Confiança Baseada na Intimidação: que são as mais frágeis; Confiança Baseada no Conhecimento que tem por base a previsibilidade do comportamento que resulta de um histórico de interações. Isso acontece quando temos informações adequadas sobre alguém a ponto de podermos fazer previsões acuradas sobre seu comportamento. Por último, a confiança baseada na identificação que é a mais difícil de ser atingida, ou seja, o nível mais alto de confiança.

Assim, temos alguns princípios básicos da confiança, são eles: a desconfiança destrói a confiança; confiança gera confiança; o crescimento muitas vezes mascara a desconfiança; a redução de pessoal; confiança aumenta a coesão; a desconfiança destrói o grupo, desconfiança reduz a produtividade.

Ao decorrer da aula foi nos apresentado o enquadramento, que é uma maneira de utilizar a linguagem para administrar significados. É uma forma de os líderes influenciarem a maneira como os eventos serão vistos e compreendidos. Esse processo envolve a seleção e o destaque de um ou mais aspectos de um tema em detrimento dos demais. Temos algumas abordagens muito inspirativas sobre a liderança, temos a liderança carismática e a transformacional, ambas têm suas vantagens e desvantagens, ou seja, prós e contras. Após isso estudamos os papéis contemporâneos da liderança, a liderança de equipes vem se tornando de suma importância para uma organização, o papel do líder ao orientar os membros de sua equipe é muito complexo e desafiador, os líderes não podem ter um pensamento individualista e, sim, considerar as necessidades diferentes de cada membro de sua equipe. Dentro desse contexto dos líderes, temos os mentores que, na maioria das vezes, são pessoas mais experientes que buscam orientar os mais jovens, os mentores bem sucedidos são ótimos professores e conseguem ensinar com muita eficiência e clareza oferecendo orientação de como sobreviver e subir na empresa. Tendo esses conceitos em mente, nos surge mais um tópico, a autoliderança, será que uma pessoa pode ser capaz de liderar a si mesma? Essas pessoas criam processos em que podem controlar-se e liderarem-se com facilidade.

Depois disso, o professor nos falou que um dos grandes desafios de um líder, apesar de isso vir recebendo uma pequena atenção por parte das pessoas, é ser ético. Temos também a liderança on-line que é extremamente difícil, mas não impossível. E assim terminou mais uma aula de comportamento humano nas organizações.

Marcos Vinícius R. da Silva
Aluno 1° período ADM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário