domingo, 6 de junho de 2010

Diário



Na aula do dia 26 de abril, começou o estudo irigido do capítulo 6, que fala sobre motivação.
Foi falado que a motivação é um impulso interno que leva a ação, e a motivação vem das necessidades de cada pessoa, por isso ninguém pode motivar uma pessoa, mas sim despertar sua motivação através de suas necessidades. O grupo apresentou teorias que podem influenciar na motivação de uma pessoa, que são as teorias clássicas e contemporâneas.
Foi explicado que as teorias clássica são a teoria da Hierarquia das necessidades, as teorias X e Y e a teoria dos dois fatores.
A teoria da hierarquia das necessidades básicas são as fisiológicas e de segurança, além dessas existem as necessidades sociais,  estima e auto-realização. A teoria X acredita que os funcionários não gostem de trabalhar e evitam responsabilidade e desmotivados.
 A teoria Y é considerada positiva, demonstram auto-conole acredita que os funcionários são comprometidos com os objetivos
E a teoria dos dois fatores sendo eles higiênico que está relacionado às necessidades básicas do indivíduo  no ambiente de trabalho e o motivacional, está ligado a aspectos psicológicos como auto-estima, reconhecimento, entre outros.
Sobre as teorias contemporâneas foi explicado que existem 8 teorias, são elas: teoria ERG, teoria das necessidades de McClelland, a teoria de Avaliação cognitiva, teoria de fixação de objetivos, teoria do reforço, teoria do planejamento do trabalho, teoria da equidade e teoria da expectativa.
A teoria ERG fala sobre a existência de três grupos de necessidades e são eles existência, relacionamento e crescimento. A teoria das necessidades de McClelland está relacionada com a realização, poder e associação. A teoria da avaliação cognitiva fala sobre a importância de recompensas externas. A teoria de fixação de objetivos explica a importância de metas específicas. Foi explicado que na teoria do reforço o funcionário recebe respostas positivas ou negativas, dependendo de suas ações. Na teoria do planejamento do trabalho foi falado sobre variedade de habilidade, identidade de tarefas, significância nas tarefas, autonomia  e feedback. Na teoria da equidade as recompensas para duas pessoas, com o mesmo tempo de serviço e mesma função devem ser iguais. E na hora da expectativa foi explicado a importância de promover a individualidade através de recompensas e atingimento de metas.

Juliano Arruda
Aluno 1° Período ADM

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