sábado, 5 de junho de 2010

Comporte-se

O Dinheiro não é o melhor motivador

A idéia de que somente o dinheiro é o principal fator motivacional parece que esta se disseminando no cenário empresarial.

Hoje falando em fator motivacional não temos hoje uma resposta simples, pois como já sabemos o dinheiro deixou de ser o principal fator para dar lugar a outros. Entre os empresários bem sucedidos citam a construção de algo duradouro.

Para grandes líderes profissionais como Marvin Bower, que construiu McKinsey & Co., John Whitehead, ex-Goldman Sachs (GS - notícia - povos), sócio sênior e Supremo Tribunal de Justiça John Paul Stevens nos diria que a sua motivação veio do próprio trabalho e que o respeito duradouro dos outros era muito maior do que o dinheiro como uma medida de realização.

O dinheiro é um subproduto, e normalmente um secundário para isso, para os empreendedores deste tipo.

Fontes de motivação emocional são mais poderosos, são os melhores transmitidos de maneira informal em uma organização através do respeito de seus colegas, a admiração de seus subordinados, a aprovação de uma rede de pessoal e da comunidade e assim por diante.

O dinheiro torna-se o padrão motivador, porque é mensurável, tangível mas gera problemas graves quando a perspectiva de um monte de dinheiro se torna o objetivo principal. Que normalmente se alimenta uma emoção muito egoísta e gananciosa, por isso não pode ser considerado como único fator motivacional dentro da empresa.

Também depende de que tipo de motivação que você procura. O dinheiro é melhor em atrair e reter as pessoas que possam influenciar seu comportamento.

Empresários e estudiosos sobre o assunto acreditam que a maneira mais eficaz de motivar o comportamento de trabalho é de se concentrar em como as pessoas se sentem sobre o seu próprio trabalho.



    Juliano M. Winter
Aluno 1º Período ADM

Nenhum comentário:

Postar um comentário