domingo, 13 de junho de 2010

Diário

Nessa aula, logo após a leitura do diário e do comporte-se o professor retomou alguns conceitos importantes que foram vistos na aula anterior referente ao capitulo 09 que trabalha os grupos transformando em equipes, reviu a diferença entre grupos de trabalho (onde as pessoas compartilham informações e tornam-se equipes de trabalho (onde os esforços individuais terão um desempenho maior que a soma das contribuições individuais). Logo prosseguiu com a comparação entre grupos e equipes que pode ser analisada através de quatro fatores: Objetivo, Sinergia e Energia convergente, Responsabilidades e Habilidades. Vimos também que há diversos tipos de equipes: Solução de problemas (composta de 5 a 12 pessoas), Autogerenciais (10 a 15 pessoas, onde o Líder permanece por 6 meses); Equipes Virtuais; Equipes eficazes (que além do cumprimento da tarefa contribuem para a missão e visão da empresa, seus quatro fatores: contexto, composição, projeto de Trabalho e processo).


Depois falou sobre a Composição para criar equipes eficazes: Capacidades dos Membros, parte do desempenho de uma equipe, depende dos conhecimentos, habilidades de capacidades individuais de seus membros. Personalidade, por exemplo, um se um técnico de futebol convocasse um jogador que patrocinasse o trafico, destruiria a equipe. Alocação de Papeis, as equipes possuem necessidades diferentes e as pessoas devem ser selecionadas para a equipe de modo a assegurar que todos os papeis sejam preenchidos. Diversidade. Tamanho das equipes onde fala que quando a equipe tem excesso de componentes, a folga’’ social aumenta, com as pessoas fazendo cada vez menos. Flexibilidade dos membros possui membros que podem completar as tarefas de outros. E Preferências dos membros (quem gosta do que). Projeto de trabalho que inclui Liberdade e Autonomia; Variedade de habilidades; Identidade da Tarefa e Significância da Tarefa (a teoria do Planejamento como mostra no capitulo 06). Falou sobre o Processo que inclui o comprometimento da equipe e propósito comum. Metas específicas conduzem um individuo a um melhor desempenho e também energizam as equipes. Eficácia da equipe, Níveis de Conflito, os conflitos podem, na verdade, melhorar a eficácia das equipes, mas nem todos os tipos e conflitos, toda equipe tem que ter um nível mínimo e gerenciável de conflito. Folga Social: as equipes eficazes não correm este risco porque seus membros de mantêm responsáveis, tanto no nível individual quando no do grupo.

Mostrou o Efeito dos Processos do Grupo
Eficácia Potencia + Ganho dos - Perdas dos = Eficácia Real do Grupo
do Grupo Processos Processos

Marciano citou outro desafio para o administrador que é transformar meros indivíduos em membros de equipe, para isso deverá modelar seus funcionários através da seleção, devem-se contratar membros para equipes que tenham condições de desempenhar seus papeis no grupo, treinamento e recompensas para estimular os esforços cooperativos, em vez dos competitivos. Em seguida explicou como criar equipes eficazes. Começando pelo Contexto, os quais são: Recursos adequados as equipes são parte de um sistema organizacional maior. Liderança e Estrutura, os membros da equipes precisam entrar em acordo quanto à divisão das tarefas e assegurar que todos contribuam igualmente neste arranjo. Clima de confiança e Sistema de Avaliação de Desempenho e Recompensas

Equipes e a gestão da qualidade: ao projetar equipes de soluções de problemas de qualidade, existem 5 metas (1) As equipes deveriam ser suficientemente pequenas para ser eficientes e eficazes, (2) ser adequadamente treinadas nas habilidades que seus membros irão necessitar, (3) ter tempo suficiente para tratar dos problemas focados, (4) ter autoridade para solucionar os problemas e implementar as ações corretivas adequadas, e (5) ter cada qual um “campeão” designado, cuja função seria ajudar a equipe a superar as dificuldades que surgissem.

Cuidado! nem sempre as equipes são a solução

Como saber se o trabalho seria mais bem realizado em equipe? Segurem-se três testes para determinar a adequação das equipes ao trabalho. O trabalho pode ser realizado por mais de uma pessoa? A tarefa cria um propósito comum ou conjunto de metas para os membros da equipe maior do que a soma dos seus objetivos individuais? E os membros do grupo são interdependentes? Para ser equipes você precisa de pessoas interdependentes.

Em seguida entramos no capitulo 10, falando sobre o processo de comunicação, explanando os objetivos conceituais e explicando sobre o processo de comunicação que tem as seguintes etapas: Fonte, codificação, mensagem, canal, decodificação, receptor, ruído e feedback intimamente interligados. “A essência deste capitulo esta neste slide” diz o professor. Quando o canal está sujo, não transmitirá a mensagem correta. A mídia é o meio pelo qual a informação é transmitida. Os canais podem ser formais (são estabelecidos pela organização e transmitem mensagem que se referem às atividades relacionadas ao trabalho de seus membros) e informais (são espontâneos e surgem como resposta as escolhas individuais).

Vimos também às vantagens e desvantagens da comunicação oral, escrita e não verbal e a importância do Endomarketing dentro das organizações. Logo toda empresa pode ter sua rede de rumores que pode ser informal, mais confiável ou a partir de interesses pessoais que resultam no comportamento dos funcionários em busca de informações, condições de ambigüidade e situações que despertam ansiedade. Cita também a comunicação eletrônica, Intranet, Extranet. As três características de um canal rico: Manejar diferentes sinais ao mesmo tempo, facilitar um rápido feedback e ser extremamente pessoal. Para finalizar a aula conhecemos as barreiras para uma comunicação eficaz que se manifesta através da filtragem, Percepção seletiva, Sobrecarga de Informações, Emoções, Linguagem e modo de comunicação; terminamos a aula conhecendo os meios de se fazer uma comunicação politicamente correta.

 Hordene Pedroso Neto
Aluno 1° Período ADM

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