terça-feira, 15 de junho de 2010

Comporte-se


Funcionário Valorizado é funcionário motivado

                                                           Jornal Gazeta do povo, por Juliana Leite. Edição de 22/03/2010

      Valorizar um colaborador é hoje uma das principais formas de garantir o bom funcionamento de uma empresa. O trabalhador motivado produz mais e melhor, mas nem todos os patrões sabem como motivar seus funcionários.

         Muitos diretores e administradores das organizações ainda acreditam que o aumento de salário, uma sala e novos computadores contribuem para o comprometimento dos funcionários; mas isto é um impacto momentâneo, pois o funcionário poderá ficar motivado por um tempo; porque não são os valores materiais que representam maior participação do colaborador. Os meios de garantir o envolvimento do funcionário é inserindo ele no processo de tomada de decisões, reconhecer o seu trabalho e mostrar as chances de crescimento. E entendendo a missão, visão e valores da empresa os funcionários compreendem porque estão ali. O colaborador se sente importante quando pode expor o que pensa.

        Algumas empresas criam programas que motivam os colaboradores, por exemplo, a empresa gaúcha do setor moveleiro Todeschini apostou fichas na “gestão participativa” para aumentar a interação com seus funcionários. Todas as semanas, os funcionários se reúnem em grupos, durante uma hora, para discutir e apresentar idéias de melhorias para a empresa. Todas as sugestões são avaliadas por uma comissão específica, com base na viabilidade e possível resultado de implementação. As sugestões adotadas são remuneradas com moeda própria, a “libra sisterlina”, onde cada libra equivale a R$ 1,20 e que pode ser trocada no posto da fábrica. Este é o Programa de participação de resultados (PPR).

          A gerente da KPMG Andréa Barcellos critica esta forma de remuneração; ela diz que a melhor maneira de se recompensar o funcionário é através de prêmios (viagens, eletrodomésticos, eletroeletrônicos) e não com dinheiro, porque a bonificação em dinheiro poderá facilitar uma perda de foco e o programa poderá ser visto não mais como incentivo e sim como uma forma de remuneração variável.

Outra forma de gestão participativa foi implantada pela empresa O Boticário, o Programa de Captação de Idéias, um canal para recebimento de novas opiniões. É uma fonte riquíssima de idéias, com grande potencial de aplicação, ao mesmo tempo em que permite o envolvimento e comprometimento dos funcionários com todos os assuntos ligados ao negócio.

          O desafio das empresas hoje é executar uma mudança comportamental, que é a inovação entre o DNA do funcionário junto com o comprometimento de suas funções. Com o objetivo de motivar o funcionário a pensar de que forma pode melhorar o seu trabalho.

    Susan Krupnitski
Aluna 1° Período ADM

Nenhum comentário:

Postar um comentário