sábado, 5 de junho de 2010

Comporte-se

Análise do Artigo - “ Como motivar um time vencedor? ”


O artigo publicado pela revista Read (Revista eletrônica de Administração) na edição de abril de 2010 – Vol 16, fala sobre a empresa Serasa (uma empresa brasileira que presta serviços de informações para decisões de crédito), e trás como titulo “ Como motivar um time vencedor ”.

Nos últimos anos a empresa investiu pesadamente em quatro elementos do seu sistema de gestão (rede de informação para gestão, sistema de gestão de clientes, valores compartilhados Serasa e o sistema de desenvolvimento humano), procurando desenvolver um clima de serviço voltado para a prestação de serviços de qualidade. A empresa considera que as condições que têm criado para seus colaboradores são os elementos determinantes da qualidade de seus serviços e, como consequência disso, comemora os resultados econômicos e não econômicos que vem obtendo nos últimos anos O principal desafio que seus dirigentes enfrentam é a manutenção da motivação dos colaboradores depois de tantas conquistas.

A empresa é dirigida desde 1991 pelo paranaense Elcio Anibal de Lucca. Ao assumir a direção, a empresa não tinha mais para onde crescer: controlada pelos maiores bancos do país, a companhia já atendia todas as instituições financeiras e o mercado apontava para uma concentração crescente no setor. Era preciso descobrir novos negócios. Foi quando Elcio resolveu oferecer os serviços da Serasa ao comércio em geral. Em 2004, inovou mais uma vez

com um novo serviço: a certificação digital. Passados dezesseis anos desde que assumira a direção da empresa, Elcio inquietava-se com todo o sucesso e reconhecimento de sua gestão, espelhado pelos índices financeiros, pelo alto nível de satisfação dos clientes e dos funcionários, e pelos prêmios, certificações e homenagens recebidos.

Visando a colocar as pessoas no centro da estratégia de qualidade da empresa, há três fatores considerados chave para a satisfação do quadro de funcionários: a Rede de Informação para Gestão; os Valores Compartilhados Serasa; e o Sistema de Desenvolvimento Humano. Por ser um negócio intensivo em informação, a empresa se preocupou em dotar sua equipe

dos mais modernos recursos tecnológicos através da Rede de Informações para Gestão, que integra os sistemas da empresa, a monitoração do desempenho e os principais processos. A rede conta com uma estrutura de dados abrangente, hierarquizada e integrada e permite que os funcionários tomem decisões com alto nível de confiabilidade, integridade e qualidade.

Os Valores Compartilhados, que partem dos princípios éticos e cristãos, são considerados pelos gestores a ferramenta mais importante da Serasa na disseminação da cultura organizacional e na internalização dos princípios e práticas da empresa. Esses valores visam a garantir e reforçar a comunicação, o entendimento e o comprometimento de seus profissionais com a ética, a inovação, a criatividade e a excelência no seu desempenho. Cada novo “Ser Serasa” (forma como são denominados os colaboradores da empresa) passa por alguns treinamentos corporativos que fazem parte de uma grade obrigatória para todos, além de treinamentos específicos de acordo com a atividade que irá desempenhar, e recebe um conjunto de livretos (“Coleção Ética”) que contém, por escrito, os princípios éticos da empresa, o regulamento interno, a política de segurança da informação, o modelo de gestão e os valores compartilhados.

Como o Ser Serasa é considerado o principal ator no desenvolvimento sustentável da empresa, o Sistema de Desenvolvimento Humano foi criado para que cada Ser Serasa tenha assegurado a sua realização pessoal e profissional, equilíbrio de oportunidades, igualdade nas condições de trabalho, comunicação eficaz, fluidez nos processos, flexibilidade e alocação de recursos e meios materiais. Os gestores acreditam que tais práticas garantem o crescimento do funcionário e alavancam o sucesso da empresa.

Alinhado com a filosofia da empresa de se preocupar com a pessoa, vista em seu todo diversas são as ações desenvolvidas pela empresa para promover a qualidade de vida de seus funcionários e familiares, conscientizando-os da importância do gerenciamento da saúde e do estilo de vida. Dentre as inúmeras ações, destacam-se a ginástica laboral, desenvolvimento

espiritual, Jogos Serasa (realizados anualmente com o objetivo de incentivar a prática de esporte), comemoração de datas especiais, promoção da saúde através de campanhas, etc. Em termos de segurança no ambiente de trabalho, os gestores se preocupam em tomar todas as medidas necessárias para evitar acidentes e doenças ocupacionais, como: estruturação ergonômica do ambiente, promoção de campanhas de orientação e manutenção permanente de uma equipe médica e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Além da remuneração, diversos são os benefícios oferecidos aos funcionários: plano de previdência privada, sendo pelo menos 50% custeado pela empresa, vales refeição e transporte, assistências médica e odontológica, auxílios doença e creche, entre outros.

E por fim o Presidente da empresa Elcio Anibal de Lucca, diz que a empresa deve continuar pensando em crescer, e não se “acomodar” por já ter vários prêmios e estar no topo, pois as concorrentes também estão pensando em crescer e também querem ganhar muitos prêmios, então a empresa deve continuar com sua metodologia de trabalho e sempre querer mais para obter o sucesso.

João Guilherme Machado Caamaño
               Aluno ADM

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