quinta-feira, 17 de junho de 2010

Comporte-se

Matéria retirada do site www.administradores.com.br do dia 17 de Junho de 2010. Seu título é “Sua empresa é uma seleção?”. Nessa matéria Gilberto Wiesel faz uma comparação do mundo dos negócios com o futebol. “Como no futebol, o mundo dos negócios também aflora as mais inúmeras dúvidas ao se construir e liderar um grupo”. Essa matéria tem ligação com o que estudamos no capítulo 11 sobre liderança.


No mundo dos negócios também existem muitas dúvidas de como liderar um grupo, e elas começam a partir do momento de escolha das pessoas que farão parte dessa equipe até o resultado final. Ocorre também uma preocupação com os funcionários, se esses vão dar o melhor de si em suas atividades ou se vão continuar na expectativa de entrar no combate. Assim como ocorre no futebol, torcedores ficam na espera de quem será convocado, entrosamento do grupo, quem serão os convocados das outras equipes e também ficam enfurecidos pelo descarte de outros jogadores. Para os empresários não é nada fácil construir uma “seleção de trabalhadores” como diz Gilberto, é preciso de confiança com o setor de contratação, deixar esclarecidos suas intenções quanto aos funcionários, o que será oferecido e o que será dado em troca. Tudo o que será perguntado deve ser respondido com clareza e paciência. Wiesel diz que os empresário devem se fazer uma pergunta, “se ele mesmo sabe a hora de ser ofensivo nos negócios, ou se deixa que seus concorrentes lhe imponham o ritmo de jogo.” Ele também diz que muitas seleções tornaram-se ousadas em suas formações, e ele cita o exemplo da Holanda, “como a Holanda de 74 e seu esquema conhecido como "Carrossel Holandês", no qual os jogadores não tinham posições definidas, mas exibiam grande habilidade técnica e coletiva”. Gilberto fala que “comandar um grupo, definir suas funções, confiar em suas habilidades e saber a hora de atacar ou se defender são virtudes de extrema importância para líderes em geral, sejam técnicos de futebol ou empresários”. Não é suficiente apenas requerer resultado se eles não possuem instrumentos para chegar até as metas, fornecer equipamentos e serviços técnicos para a manutenção de eletrônicos já é um grande passo dado para entrar na “luta pela liderança no mercado”.

Para sua equipe se destacar é preciso desenvolver as habilidades coletivas, manter a auto-estima e valorizar cada integrante, explicar todos os objetivos e papéis da equipe a serem desenvolvidos no ambiente de trabalho. Deve-se elaborar uma estratégia tática para a empresa e seus colaboradores e montar um grupo bem estruturado. Segundo Gilberto Wiesel “Um empresário, assim como o treinador, deve acreditar no seu time, e ser seu maior incentivador”, “ter força de vontade para se defender quando preciso recuperar a posse da bola nas negociações e partir novamente para o ataque podem ser ações cruciais para se levar para casa a tão cobiçada taça de campeão.”

Karolline Terris Ferreira
Aluna 1° Período ADM

Nenhum comentário:

Postar um comentário