domingo, 6 de junho de 2010

Comporte-se


Os Direitos, os Interesses e a motivação.
O que seria capaz de te motivar: seus Direitos, ou Interesses?

Quando falamos de motivação estamos falando em tornar uma organização algo parecido como um organismo vivo, que responda harmoniosamente aos comandos. Que entende a estratégia proposta e, mais que isto, que coloque em prática o que é proposto. Uma organização composta de pessoas comprometidas com as suas metas e objetivos faz toda a diferença do mundo. Uma equipe é capaz de fazer grandes coisas, mas uma equipe motivada é capaz de fazer o impossível.
Talvez por isto seja tão importante se descobrir qual o interesse dos colaboradores e se fazer o máximo para realizá-los. Pois, quando se demonstra interesse, normalmente, acontece um retorno: os colaboradores também demonstram interesse a respeito dos interesses da empresa.
Porém, não acredito que seja prudente tornar o foco da organização a realização dos interesses dos colaboradores. Para ficar claro cito um fato ocorrido há poucos dias em Muriaé mesmo: Cheguei num restaurante com minha esposa e percebi que havia várias mesas juntas e alguns colaboradores de uma empresa, que possui várias filiais na cidade estavam, juntamente com o empresário, devo ressaltar, comemorando algo. Na hora não pude saber ao certo do que se tratava, mas, depois fiquei sabendo que acontecia uma confraternização com os destaques da empresa durante aquele mês.
Parece algo simples, levar cerca de 10 colaboradores para um restaurante jantar. Mas pude perceber que aquele ritual era profundamente desejado por todos ali, e isto é o que importa. Na grande maioria das vezes, o interesse do colaborador é muito mais fácil de atingir, que se possa imaginar
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CRÍTICA
As pessoas estão cada vez mais tendo acesso a mais responsabilidade, e tendo maior participação em processos decisórios; a intenção é conseguir mais rapidez flexibilidade de atuação, o trabalho se tornou mais coletivo e menos individual; é necessário saber lidar com equipes de trabalho a liderança, a motivação de pessoas e equipes sofreram drásticas modificações; o trabalho necessita mais de motivadores intrínsecos, é preciso saber lidar com eles. Espera-se do funcionário que se antecipe a problemas, que supere suas rotinas para poder agregar valor ao produto ou serviço que está sendo produzido, exige do funcionário postura de negociação, que ele busque e defenda as vantagens da comunicação entre departamentos, o administrador deve estar atento as ferramentas da motivação para não perder seus talentos hoje disputados no mercado pela falta de profissionais qualificados.
Administrando por objetivos com metas coerentes, horários flexíveis, reconhecimento dos funcionários, tendo programas de crescimento vertical e horizontal podem fazer toda diferença na manutenção de uma boa equipe de trabalho eficiente e eficaz. 



      Edson Kuhnen
Aluno 1° período ADM

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