sábado, 5 de junho de 2010

Diário


No dia 27, o professor Marciano começou a aula lembrando que na segunda feira 31 teríamos a aula com ele toda a noite e informou que segundo o professor Toledo todos os alunos que ainda tivessem seus questionários para entregar poderiam fazer essa entrega na secretaria ou para o professor Marciano. Então deu se a leitura do diário, no qual foram repassados todos os pontos importantes da aula, bem como, todos os temas tratados. Após a leitura do diário, que foi bem elogiado pelo professor, deu se a leitura do comportice onde foi trazida uma entrevista com o titulo de funcionário valorizado é funcionário motivado, do jornal Gazeta do Povo, essa entrevista tratava sobre a questão da valorização do funcionário para uma questão motivacional, que retratava o fato de que nem todo funcionário se motiva através de aumento de salário, bonificação em dinheiro, nem com um computador novo ou em ter sua foto estampada no mural da empresa, mas que essas coisas se geram motivação se da em uma motivação temporária. Na entrevista, foi proposto que os funcionários se motivam fazendo parte da organização como um todo participando das reuniões, expondo suas idéias e vendo algumas dessas idéias gerando resultado dentro da mesma, foram passadas então exemplos de empresas com programas de motivação, como o caso de uma empresa gaucha do setor moveleiro, a qual aplicou a gestão participativa em seu ambiente fazendo com que seus funcionários fizessem parte de todo o ambiente da organização, em reuniões, palestras e na hora de expor suas idéias, também foi criada uma moeda interna chamada de libra cisterlina, a que equivale a mais ou menos um real e vinte, e que após a apresentação de idéias aquelas que fossem aderidas ganhavam essas moedas como premiação em determinada quantia.

Porem foi citado em seguir a critica da gerente da KPMG, empresa que o professor explicou ser uma das big force do setor de auditoria, citou também que toda empresa que possua capital aberto necessita dessas auditorias para validar suas contas e que não somente nas áreas financeira, como também em áreas ambientais entre outras. As criticas da Andréia Barcellos, foram à questão sobre a questão da bonificação dada em dinheiro, pois segundo ela o individuo tende a incorporara essa fonte de renda variável a sua fonte renda fixa, então o professor complementou dizendo que o individuo passa a ver essa bonificação com parte de seu dinheiro bruto gerando necessidades que condizem com esse dinheiro, então se um dia a empresa corta o beneficio ou ele não o consegue se desmotiva pois acreditava que aquilo era parte de seu salário.

Então, entrou-se no primeiro momento de revolta do professor que valou sobre a questão dos estágios picaretas, onde muitos que fazem esses estágios recebem 300 reais de bolsa e 380 de vale e ficam se achando por ganhar 700 de bolsa, onde não faz nada a não ser ficar carimbando. O professor citou exemplos de alunos que fazem orientação de carreira com ele e caíram nessa besteira de estagio e quando precisaram trabalhar no currículo só tinham o estagio picareta, e deixam agora um aviso para que outros não caiam nessa mesma besteira. Completou-se o comportice dizendo, que tudo isso era para se melhorar o funcionário e tentar melhorar cada vez mais o seu trabalho.

Então, o professor abriu um momento de discussão sobre a semana acadêmica, onde foram colocados em pauta todos os pontos considerados pelos alunos como fracos e fortes, o professor então compartilhou da sua indignação dizendo que achou um ultraje terem palestras vazias, sendo que todas as vagas haviam sido preenchidas, e incentivou a todos para aproveitarem o universo de conhecimento que a PUC oferece, bem como a monitorar o seu ambiente e se fazer pertence desde já de um universo ao qual você deseje participar. Citou sobre a mesa redonda coordenada por ele e das experiências dos três alunos, um Francês que veio ao Brasil e outros brasileiros que foram a Itália e Alemanha. O professor demonstrou como se é possível fazer um intercâmbio, se houver um bom planejamento antes do mesmo.

Foi dado inicio a continuação do capitulo sete, foi falado sobre a questão do tele trabalho ou tele comutação que consiste em o individuo passar a fazer todo o seu trabalho em casa, a quem diga que esta espécie de trabalho aumenta as favelas nas grandes cidades, pois com funcionários trabalhando em casa elimina a necessidade de um espaço físico para a organização que assim despede classes mais baixas de funcionários como porteiros, faxineiras entre outros, os quais não possuem formação suficiente para serem reabsorvidos pelo mercado, fazendo com fiquem desempregados vivendo em favelas com menor custo de vida.

Entre as vantagens do tele trabalho, citou maior produtividade, pois não a gasto de tempos para transporte entre outros, maior mercado de profissionais disponíveis, diminuição da rotatividade, moral mais alto pelo fato de você ser dono do seu horário, mas as desvantagens consistem em menor supervisão direta, dificuldade para se coordenar o trabalho em grupo, e a dificuldade para se avaliar os critérios qualitativos como satisfação e comprometimento.

Foram apresentados em seguida os programas de remuneração variável, que se dão através de medidas de desempenho tanto individuais quanto organizacionais. Pode ser feito de varias formas como, plano de remuneração por unidade produzida onde você oferece aos funcionários uma quantia x de bonificação por uma quantidade x de produtos. Outras formas seriam o plano de participação nos lucros (PPL) que consiste em uma divisão entre os funcionários do todo ou parte do lucro da empresa em um determinado período e o plano de participação nos resultados (PPR) que consiste em dar uma participação aos funcionários a cada resultado obtido pela empresa em determinado período.

Por fim foi falado do plano de remuneração por habilidade que oferece ao funcionário certa quantia em dinheiro, de acordo com o numero de habilidades que ele possua ou pelo numero de atividades que ele é capaz de exercer, pode trazer benefícios tais como, flexibilidade, pois o individuo recebe de acordo com as habilidades que tem usando ou não, enfraquecendo o comportamento de proteção de território, atendendo as necessidades de crescimento do funcionário sem promoções, mas por outro lado ele também gera desvantagens tais como, o individuo passa a não se preocupar em aprender, mas em desenvolver novas habilidades de qualquer forma, desenvolvimento de atividades obsoletas e gerar a remuneração de uma atividade que não gere valores novos a função do funcionário.

E foi fechada a aula com a apresentação dos benefícios flexíveis, que podem ser feitos de três formas primeiramente através do Núcleo de benefícios, onde todos os funcionários possuem dois benefícios em comum e agrega outro de sua escolha, Módulos de beneficio onde em módulos pré-definidos de beneficio o funcionário escolhe o que melhor condiz com suas necessidades e por fim o plano de crédito flexível onde a empresa dispõe um valor x de beneficio e o funcionário utiliza o beneficio que quiser visando um retorno igual a esse valor x estipulado pela empresa. O professor completou dizendo que para se manter o individuo motivado, após tudo isso, e necessário garantir todas estas coisas, reconhecer as diferenças entre os funcionários, estabelecer objetivos e usar sempre os feedbacks, permitir aos funcionários a participação nas reuniões que os afetem, garantir equidade tornando as diferenças reais e justas conforme a coletividade, hierarquia e coletivismo e vincular recompensas aos comportamentos desejados e com isso conclui-se a aula.

Maycon H. G. Sepulvida
Aluno 1º Período ADM

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