sábado, 5 de junho de 2010

Comporte-se

Motivação duradoura


Como fazer para motivar seus colaboradores perenemente?

A busca das empresas por meios de ajudar a aumentar a motivação de seus funcionários e com isso alcançar aumentar sua saúde financeira e torná-las mais competitivas frente ao mercado.

Mas os dirigentes das empresas tentam buscar essa motivação através de meios imediatos que nos dias atuais não são possíveis devido a mudança dos fatores motivacionais dos novos profissionais.

A motivação da equipe só é alcançada através de uma mudança de hábitos já presentes na cultura do chefe e do empregado.

No artigo o Administrador Augusto Amato Junior, diz que o gestor deve proporcionar aos funcionários o poder de participar das decisões, darem opiniões e serem ouvido, assim mostra-se a eles que a empresa valoriza aqueles com atitude e comprometimento chegando ao ponto de premia-los por essas atitudes. Como forma de deixá-los envolvidos pode-se dar a eles a participação dos lucros criando nos funcionários uma relação de amor e zelo para com seu trabalho, pois é a empresa que os mantém ativos e sadios, profissional e espiritualmente.

Ele também afirma que esse processo deve ser realizado em longo prazo, com planejamento e estratégia para se alcançar o objetivo, iniciando-se pela mudança do próprio gestor.

Essa forma de influenciar a motivação dos funcionários tende em se tornar duradoura devido à mudança ocorrer na própria cultura da organização (assunto que será discutido no capitulo 16 do livro “Comportamento Organizacional”), tornando os fatores de influencia na motivação dos funcionários algo presente no dia a dia da organização não sendo necessárias campanhas internas para a motivação, pois com canal aberto para falar o próprio funcionário vai se pronunciar quando necessitar que ocorram mudanças a fim de conseguir manter-se motivado.

A questão que foi citada pelo professor em muitas aulas de que o que é importante para uns pode não ser tão importante para outros, pode ser contornada com essas mudanças por que tendo contato direto com o colaborador pode-se fazer mudanças de forma assertiva atendendo aquilo que ele mesmo afirmou ser importante, em referencia ao capitulo 7 nota-se no artigo uma forma de administração por objetivos por dar ao funcionários chance de se expressar e junto com o gestor definir as formas de se fixar objetivos e os meios para alcançá-los.

Link: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/motivacao-duradoura/44092/

Luiz Fernando dos Santos

Aluno 1° ANC

Nenhum comentário:

Postar um comentário