segunda-feira, 28 de junho de 2010

Diário

A aula do dia 18/06/2010 começou com a leitura do diário da aula anterior feita pela aluna Nicole. Logo após, o professor Marciano comentou sobre o blog da turma parabenizando a Ingrith, pois o blog hoje é referência na Instituição e para outras turmas de outros períodos.


Então, o professor deu continuidade ao capítulo 12 do livro Comportamento Organizacional de Stephen Robbins, o qual traz algumas abordagens inspirativas sobre liderança e nos mostra 4 teorias contemporâneas sobre a mesma.

A Teoria da Liderança Carismática defende que os liderados atribuem ao líder capacidades heróicas ou extraordinárias de liderança por culpa de determinados comportamentos. São esses os atributos para se manter uma liderança carismática: apresentar ao liderado uma visão atraente, manter altas expectativas de desempenho, usar de novos sistemas de valores e submeter-se a auto-sacrifícios. Já as características-chave de um líder carismático são: ter visão e articulação, ter disposição para correr riscos pessoais, ser capaz de fazer avaliações realistas do ambiente, capaz de perceber as necessidades dos liderados, apresentar comportamento não-convencional. Entretanto, apesar dessas características, há alguns líderes que não soam verdadeiros em seus discursos, por exemplo, alguns políticos que tentam se enquadrar em um determinado quadro social para atingir um público alvo. Exemplos de líderes carismáticos são: Gandhi, Presidente Lula, Hitler e Madre Teresa de Calcutá.

Dentro da liderança carismática, há os líderes chamados de nível 5 que nada mais são do que aqueles que conseguem juntar humildade e garra profissional. São líderes cuja ambição está voltada para o sucesso da organização e não necessariamente para o seu próprio sucesso financeiro, conseguem abdicar de alguns bens materiais em prol da organização ou de uma determinada idéia. Um exemplo dessa liderança é de Jesus Cristo.

Ainda na liderança carismática, há os líderes transacionais, são aqueles focados nas transações e nos relacionamentos. São líderes que encorajam o indivíduo por meio dos papéis e da exigência das tarefas, além disso, costumam administrar pela exceção chegando a burlar os sistemas. Também há a liderança transformacional, na qual os líderes apresentam uma consideração individualizada, desenvolvendo as pessoas com o foco na inteligência.

O professor Marciano também deu uma atenção especial para a Inteligência Emocional e sua eficácia na liderança. Para que isso se torne possível é necessário que o líder tenha empatia, autoconsciência, autogerenciamento, automotivação e habilidades sociais. Já os papéis contemporâneos do líder são: ser o elemento de ligação com o meio externo, solucionar problemas, administrar conflitos e treinar pessoas, sendo que este último pode ser relacionado com treinadores de esportes.

No caso do líder mentor, o que conta é a sua capacidade para formar novos líderes e preparar seu sucessor. Suas principais atividades são: apresentar idéias claras, ser um bom ouvinte, ter empatia, ser referência ou um modelo a ser seguido, ser experiente, compartilhar contatos e oferecer orientação política sobre como agir em determinadas situações. Um exemplo dessa liderança é a do empresário e apresentador de TV Roberto Justus.

No entanto, quando uma a pessoa apresenta uma série de processos através dos quais consegue controlar a si própria, pode-se dizer que esta pessoa apresenta autoliderança. Para alcançar a autoliderança é preciso ter um modelo de liderança, apresentar metas próprias, saber se auto-recompensar, ter sempre padrões positivos de pensamentos e ser autocrítico.

Porém, um dos maiores problemas de liderança atualmente tem sido a liderança ética, na qual o líder precisa trabalhar para modificar positivamente as atitudes e comportamentos dos funcionários, além de apresentar ele mesmo comportamentos socialmente construtivos, ou seja, seguir o exemplo daquilo que cobra nos outros. Também é necessário que o líder não abuse de nenhuma forma do poder que lhe é atribuído e nem utilize de meios impróprios para atingir os seus objetivos.

Apesar disso, o que está em crescimento é a liderança On-line, feita à distância. Dessa forma, a construção da confiança tem de ser feita na ausência de contatos diretos, o que nem sempre é fácil, pois não há o auxílio das indicações não verbais na comunicação fazendo com que o contexto de apoio para o receptor da mensagem seja apenas a interpretação da estrutura e da entonação da mesma. Alguns cuidados devem ser tomados, pois os estilos de comunicação verbal e escrito podem ser diferentes. É importante ressaltar que habilidades em redação, exigência neste caso de liderança, não é a mesma coisa que habilidades interpessoais.

Outra teoria contemporânea é a Teoria de Atribuição da Liderança, a qual diz que a liderança é atribuída pelas pessoas acerca de outros indivíduos. Algumas qualidades que o líder tem de apresentar são: inteligência, extroversão, habilidade de oratória, agressividade, compreensão, engenhosidade. Além disso, esses líderes precisam ser eficazes, coerentes e assertivos em suas decisões e aparentar que o são.

Para encontrar e criar líderes eficazes deve ser feita uma seleção criteriosa, revendo quesitos para a posição a ser ocupada ou então fazer testes de personalidade para detectar traços de liderança, como por exemplo, a extroversão, no entanto, essa forma de seleção é altamente recriminada. Apo a seleção, é necessário realizar uma entrevista com os candidatos para uma melhor adequação dos mesmos. Em seguida faz-se um treinamento reconhecendo que as pessoas não são igualmente capazes de assimilar o que é ensinado. Termina assim, o conteúdo do Capítulo 12.

Em seguida, o professor Marciano comentou sobre a prova e as atividades relacionadas ao conteúdo dado em sala. Orientou quais capítulos estudar para a avaliação do dia 21/06/2010 e o que deveria estar na síntese a ser entregue no dia da prova. Foi feita a chamada e a devolutiva da prova do primeiro bimestre.

Kalli Horn
Aluna 1° período ADM

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