quinta-feira, 24 de junho de 2010

Diário

O professor Marciano começou a aula do dia 31/05 com o final do capitulo 7, falando sobre Benefícios Flexíveis, que é quando os funcionários criam seu próprio programa de benefícios, de maneira que atenda as suas necessidades, os modelos mais comuns são os planos modulares, os nucleares e os de credito flexível.


Então ele explicou o capitulo 8 que fala sobre Fundamentos do Comportamento em Grupo. Explicando o conceito de grupo, que é formado por dois ou mais indivíduos, dependentes e interativos, que se reúnem visando à obtenção de um determinado objetivo. Os grupos podem ser formais ou informais, sendo que, grupo formal é aquele grupo de trabalho definido pela estrutura da organização e grupo informal é aquele que não é estruturado formalmente e nem determinado pela organização, ele surge em resposta à necessidades de contato social. Os grupos também podem ser classificados em grupos de comando, grupos de interesse, grupos de tarefa e grupos de amizade; grupo de comando é composto por um chefe e seus subordinados imediatos, grupo de interesse são pessoas que se reúnem para atingir um objetivo comum, grupo de tarefa é formado por pessoas que se reúnem para executar uma determinada atividade, e grupo de amizade são pessoas que se reúnem por compartilharem características em comum.

Disse que as pessoas se reúnem em grupos para adquirir segurança, status, auto-estima, associação, poder e alcance de metas.

Comentou também que para desenvolver um grupo tem que passar pelo modelo de cinco estágios, que são: 1º estagio, formação, é caracterizado por uma grande dose de incerteza, 2º estagio, tormenta, caracterizado por conflitos entre os membros, 3º estagio, normalização, é caracterizado por relacionamentos mais próximos e pela coesão, 4º estagio, desempenho, é quando sua estrutura é totalmente funcional e aceita e o 5º estagio só é utilizado em grupos temporários, que é a interrupção.

Explicou a estrutura do grupo, algumas variáveis de estrutura são: os papeis, as normas, o status, o tamanho do grupo e o grau de coesão. Papel é o conjunto de padrões comportamentais esperados, atribuído a alguém que ocupa determinada posição em uma unidade social, a identidade do papel determina atitudes e comportamentos efetivos consistentes com o papel, a percepção do papel é a visão que temos sobre como devemos agir em determinada situação, a expectativa do papel é a forma como os outros acreditam que devemos agir em uma determinada situação, os conflitos de papeis é uma situação em que um individuo se confronta com diferentes expectativas associadas aos papeis que desempenha. Normas são os padrões aceitáveis de comportamento que são compartilhados por todos os membros do grupo, as classes mais comuns de normas são: as normas de desempenho, as normas de aparência, as normas de organização social e as normas de alocação de recursos, conformidade é o ajuste do comportamento de uma pessoa para que ela se alinhe às normas do grupo, desvio de comportamento no ambiente de trabalho são atitudes anti-sociais praticadas por membros de organizações que violam intencionalmente as regras estabelecidas e resultam em conseqüências negativas para as empresas, para seus membros ou para ambos. Status é a posição social definida ou atribuída pelas pessoas a um grupo ou a membros de um grupo, para formar o Status do membro do grupo é necessário normas do grupo, equidade do status e cultura. Tamanho do grupo pode afetar diretamente o desempenho do grupo, causando a Folga Social, que é a tendência que as pessoas têm de se esforçarem menos ao trabalhar em grupo do que o fariam se estivessem trabalhando sozinhas. E por ultimo, a Coesão que é o grau em que os membros são atraídos entre si e motivados a permanecer como grupo, algumas medidas para estimular a coesão do grupo, são: reduzir o tamanho do grupo, estimular a concordância sobre os objetivos do grupo, aumentar o tempo que os membros do grupo passam juntos, aumentar o status do grupo e a dificuldade percebida para a admissão nele, estimular a competição com outros grupos, dar recompensas ao grupo e isolar fisicamente o grupo.

Falou sobre tomada de decisões em grupo, que tem seus pontos fortes e fracos, os pontos fortes são: informações e conhecimentos mais completos, maior diversidade de pontos de vista, decisões de qualidade mais elevada e melhor aceitação de uma solução, e os pontos fracos são: que consomem muito tempo, a pressão para a conformidade dentro do grupo, domínio por um individuo ou um subgrupo, e a ambigüidade da responsabilidade.

Comentou sobre pensamento grupal, que é o fenômeno no qual as normas para o consenso passam por cima da avaliação realista das alternativas de ação, alguns sintomas desse fenômeno são: os membros do grupo racionalizam qualquer resistência às suas premissas, os membros exercem pressões diretas sobre aqueles que momentaneamente expressam duvidas a respeito de qualquer visão compartilhada pelo grupo ou sobre quem questiona a validade dos argumentos que apóiam a alternativa favorita do grupo, os membros que tem duvidas ou pontos de vistas diferentes procuram não se desviar do que parece ser o consenso do grupo, seja calando-se sobre suas apreensões, seja minimizando para si mesmos a importância de suas duvidas e parece haver uma ilusão de unanimidade. E para finalizar o capitulo 8 o professor falou sobre as técnicas de tomada de decisão em grupo, são elas, técnica de grupo de interação, os membros interagem face a face, usando a interação verbal e não verbal para se comunicar, e técnica de grupo nominal, é o método por meio do qual os membros se reúnem para escolher uma solução de maneira sistêmica porem independente.

Então ele iniciou o capitulo 9, explicando que as equipes se tornaram tão populares pois, o desempenho das equipes é melhor que o dos indivíduos, as equipes exploram o talento dos funcionários, as equipes são mais flexíveis e reagem melhor as mudanças do ambiente, as equipes facilitam o envolvimento dos funcionários, as equipes são uma boa maneira de democratizar a organização e aumentar a motivação.

Diferenciou grupo e equipe, grupo de trabalho é aquele grupo que interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões afim de ajudar cada membro em seu desempenho na sua área de responsabilidade, e equipe de trabalho, é o grupo em que os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma das contribuições individuais.

Explicou os 4 tipos de equipes, são elas, equipes de soluções de problemas, é um grupo de cinco a doze funcionários do mesmo departamento que se reúnem durante algumas horas por semana para discutir formas de melhorar a qualidade, a eficiência e o ambiente, equipes autogerenciadas, um grupo de 10 a 15 pessoas que assumem muitas das responsabilidades de seus antigos chefes, equipes multifuncionais, é composta por funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir tarefas, e equipes virtuais que usam a tecnologia da informática para reunir seus membros, fisicamente dispersos, e permitir que eles atinjam um objetivo comum.

Comentou que equipe eficaz, é uma equipe que o resultado do seu trabalho permita a organização atingir seus objetivos. E por fim explicou que para criar uma equipe eficaz é necessários ter no contexto, composição, projeto de trabalho e o processo.No contexto temos que ter: recursos adequados, liderança e estrutura, clima de confiança, e um sistema de avaliação de desempenho e recompensas; já na composição é necessário: a habilidade dos membros, ver se personalidade dos indivíduos são convergentes, definir papeis, ter uma equipe diversa, tem que pensar no tamanho da equipe, tenho que ter membros flexíveis, e verificar a preferência dos membros; o projeto consiste em ter: autonomia, variedade de habilidades, identidade de tarefas, significância das tarefas; e no processo precisamos: ter um propósito comum, estabelecer metas especificas, verificar a eficiência da equipe, gerenciar os níveis de conflito, e eliminar a folga social.

Andressa Maiara dos Santos
Aluna 1° Período ADM

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