domingo, 13 de junho de 2010

Diário

  Na aula do dia 31 de maio, o professor Marciano finalizou o capitulo 7 demonstrando as implicações que os executivos tem para manter um funcionário motivado. Para atingir esse objetivo, o executivo precisa reconhecer as diferenças individuais, estabelecer objetivos concretos, dar feedback para os colaboradores saberem se estão no caminho certo, permitir que os funcionários participem das decisões que os afetam, vincular as recompensas ao desempenho e garantir a eqüidade.

Já o capitulo 8 aborda tudo que diz respeito ao grupo. Duas ou mais pessoas que visam um mesmo objetivo é considerado um GRUPO, que pode ser classificado por formal ou informal: Grupos formais são definidos no organograma da empresa (departamento de marketing, RH, contas a pagar), os grupos informais surgem em resposta à necessidade de contato do social, não é determinado pela organização (pais de família, os que jogam futebol, mulheres casadas, etc.).

Os grupos informais têm muito poder e podem influenciar nas decisões dos grupos formais, por isso a importância do administrador mapeá-los. É possível fazer uma subclassificação dos grupos: de comando, tarefa e de amizade.
Um grupo de comando é determinado por um chefe e seus subordinados imediatos (diretor – gerente – analistas), um grupo de tarefa é formado por pessoas que se reúnem para executar uma determinada tarefa e em um grupo de amizade pessoas se reúnem por compartilharem características em comum.
Explicou que as pessoas se reúnem em grupo por segurança, status, auto-estima, poder ou alcance de metas, que como seres humanos temos a necessidade natural de nos filiarmos a grupos.
Para a formação de um grupo há um processo de cinco etapas diferentes: formação, tormenta, normalização, desempenho e interrupção. O primeiro estágio FORMAÇÃO é caracterizado por uma dose de incerteza, no segundo estágio TORMENTA as pessoas começam tentar se encontrar no grupo, o terceiro estágio NORMALIZAÇÃO é caracterizado por relacionamentos mais próximos e pela coesão, o quarto estágio DESEMPENHO o grupo já está constituído: quem é o líder, o folgado, quais são as normas... A estrutura está definida, é funcional e aceita. O último estágio INTERRUPÇÃO acontece quando o grupo se desfaz. Nos três primeiros estágios o administrador vai atuar muito, já os dois últimos tem vida própria.
Para um grupo ter um bom desempenho é necessário sua estrutura contar com as variáveis: Os papéis, as normas, o status, o tamanho do grupo e o seu grau de coesão.
Dentro de um grupo cada um dos integrantes desempenha um papel social. Um papel social é conjuntos de padrões que alguém ocupa em uma determinada posição em uma unidade social. Quando um indivíduo tem comportamentos inadequados ao seu papel social o grupo deixa de reconhecer a autoridade. Ex. Gerente chega bêbado na empresa. Ele teve um comportamento que não é adequado ao seu papel social e isso ameaça sua posição na organização.
A identidade do papel é determinada pelas atitudes e comportamentos efetivos consistentes com um papel. A identidade do papel pode constituir a identidade do indivíduo. Ex: a pessoa é gerente na organização e quer assumir esse papel em todos os lugares: gerente em casa, no grupo de amigos.
A percepção do papel é a visão que temos de como devemos agir em uma determinada situação. Os que os outros acreditam como devemos agir é a Expectativas do papel.
O Conflito de papéis é uma situação em que um indivíduo se confronta com diferentes expectativas associadas aos papeis que desempenha.
Falou também que as normas são padrões aceitáveis de comportamentos que são compartilhados por todos os membros dos grupos. As normas dizem aos membros o que eles devem ou não fazer em determinada circunstâncias.
Cada organização possui suas normas porem existem classes comuns de normas que aparecem na maioria dos grupos: normas de desempenho, aparência, organização social e alocação de recursos.
Já sobre o status, informou que é uma posição que o individuo ocupa no grupo.

      Karine Kauling
Aluna 1° período ADM

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