domingo, 13 de junho de 2010

Diário

Na aula de 31/05/2010 o Professor Marciano deu continuidade ao capítulo 7 falando sobre Benefícios Flexíveis, que são planos que permitem aos funcionários escolher os benefícios de acordo com suas necessidades. Existem três tipos de planos benefícios, que são: Planos Modulares: São planos pré-definidos, e dependendo do grupo qual o funcionário pertence (solteiro, casados, com filhos), podem ser acrescentados outros benefícios como seguro de vida. Planos Nucleares: Existe um núcleo fixo de benefícios, mas o colaborador pode escolher dentro de um “cardápio”, benefícios adicionais para suprir suas necessidades individuais. Planos de Créditos Flexíveis: O funcionário usa até uma quantia estabelecida pelo plano, para pagar os serviços que contratar de modo particular.


Todos esses tem um único intuito, que é satisfazer a necessidades dos funcionários e consequentemente motivá-los.

Finalizando o Capítulo 7, o Professor fez as últimas considerações dizendo que, um bom gestor deve reconhecer as necessidades individuais de seus colaboradores, estabelecer objetivos, que podem ser entendidos também como metas a serem alcançadas por seus colaboradores, utilizar a gestão participativa, para que os funcionários participem das decisões que os afetam, utilizar as recompensas de acordo com o desempenho de cada um, e verificar a equidade dentro da empresa, ou seja, as recompensas devem ser justas as habilidades e experiências que os funcionários possuir.

Introduzindo o Capítulo 8 Fundamentos do Comportamento em grupo, foi dito os objetivos do mesmo, e o professor, mencionou que a partir desse capítulo começaríamos a estudar as outras áreas da nossa disciplina, ou seja, já estudamos o indivíduo, e a partir dali vamos estudar o grupo e a organização.

Iniciando o capítulo, definimos que um grupo é composto por dois ou mais indivíduos, que se reúnem para a obtenção de um mesmo objetivo. Existem os Grupos Formais: aqueles que são definidos pela estrutura da organização, ou seja, que são instituídos, como por exemplo, o RH, Marketing etc. E os Grupos Informais: que são grupos de formação natural dentro do ambiente de trabalho, que nasce da necessidade de contato social.

Existem subclasses de grupos, são eles: Grupo de comando: que nada mais é do que o chefe e seus subordinados. Grupo de tarefa: que são formados por pessoas que se reúnem para executar um tarefa. Grupo de interesse: Pessoas que se reúnem para atingir um objetivo em comum. Grupos de amizade: grupos informais, muitas vezes formados por pessoas que possuem algumas características em comum.
 Verificamos também, quais são os 5 estágios para o desenvolvimento de um grupo.
O primeiro estágio da formação: existe incerteza sobre os propósitos do grupo, estrutura e liderança. O estágio da tormenta: é aquele dos conflitos entre os membros do grupo. Estágio de Normalização: Onde se desenvolvem os relacionamentos mais próximos e o grupo passa a demonstrar coesão. O quarto estágio do desempenho: a estrutura do grupo é totalmente funcional e aceita. E para grupos temporários ainda existe o estágio da interrupção: onde o grupo se prepara para sua extinção.

Vimos ainda, o porquê das pessoas se reunirem em grupos, que pode ser por:
Segurança: As pessoas diminuem o sentimento de insegurança e se sentem mais fortes.
Status: Se a inclusão for em um grupo considerado importante para os outros.
Auto-estima: Sentimento de valor a si próprio.
Associação: satisfazer necessidades sociais.
Poder: quando o poder do grupo é usado parta obter algo que não poderia ser obtido individualmente.
Alcance de metas: Quando é preciso de diferentes talentos, conhecimentos ou poderes para que uma meta seja alcançada.
Falamos também sobre a Estrutura do Grupo, que modela o comportamento de seus membros sendo possíveis explicações e previsões de tais comportamentos e do desempenho do grupo, e citamos as variáveis estruturais:

Papéis
Que são um conjunto de padrões comportamentais esperados e atribuídos a alguém que ocupa uma posição na sociedade. Por exemplo, como você se comporta no trabalho, na família ou em outros ambientes. Podemos chamar também essas pessoas de “atores sociais”.
Identidade do Papel: São determinadas atitudes e comportamentos existentes em um papel.
Percepção do Papel: É a visão que temos sobre como devemos agir em uma determinada situação.
Expectativas do papel: São a forma de como os outros acreditam que devemos agir em determinada situação.
Conflito de papéis: Quando há diferentes expectativas associadas aos papéis que um indivíduo desempenha. Isso acontece quando a execução de um papel pode comprometer o desempenho de outro.

Normas
São padrões aceitáveis de comportamento compartilhadas por todos do grupo, ou seja, o que fazer ou não fazer em determinadas situações.
Existem as classes comuns de normas: que são as normas mais comuns que aparecem nos grupos.
Normais de desempenho: são as orientações sobre o empenho que deve ser posto no trabalho, como tarefas, resultados, atrasos etc.
Normas de aparência: Forma correta de se vestir, lealdade à empresa ou ao grupo, Se mostrar ocupado e quando é aceitável tirar uma folga.
Normas de Organização Social: Originado dos grupos informais, determinam as interações sociais dentro do grupo, como com quem almoçar e as amizades dentro e fora do ambiente corporativo.
Normas de alocação de recursos: são relacionadas à remuneração, distribuição de tarefas, e alocação de ferramentas e equipamentos.

Conformidade
É quando você aceita as normas do grupo para que seja aceito.
Quando você faz parte de grupos, se depara com diferentes normas, e essas normas acabam entrando em conflito, nesses casos os indivíduos costumam a se submeter à grupos o qual considera mais importantes, e esses grupos são chamados de grupos de referência.

Desvio de Comportamentos no Ambiente de Trabalho: são atitudes anti-sociais praticadas por membros de uma organização que resultam em conseqüências negativas. Essas atitudes podem ser, sair mais cedo, sabotagem, culpar colegas, abuso verbal dentre outros. Para a empresa isso pode refletir em desmotivação dos funcionários, rotatividade, comprometimento da produção etc.

Status
É a posição social definida ou atribuída pelas pessoas. O status pode derivar de três fontes; o poder que uma pessoa exerce sobre as outras, capacidade de uma pessoa contribuir para as metas do grupo, e as características pessoas do individuo, como boa aparência, inteligência, dinheiro entre outros.

Tamanho
O tamanho do grupo afeta sim seu desempenho. Em grupos muito grandes, é muito propício encontrar um comportamento chamado de “folga social”, que é quando as pessoas se esforçam menos do que estivessem trabalhando sozinhas, então, conclui-se que quanto maior o grupo, maior a folga social. Outro dado curioso é que em grupos de números ímpares, tendem a ser melhores do que de números pares.

Coesão
Que é o grau em que os membros são atraídos entre si e motivados a permanecer como grupo.

Tomada de decisão em grupo
Pontos fortes na tomada de decisões em grupo: Os grupos são capazes de gerar informações e conhecimentos mais completos e oferecem uma maior diversidade de pontos de vista.
Pontos fracos na tomada de decisões em grupo: Consomem muito tempo, existem pressões para a conformidade dentro do grupo, as discussões podem ser dominadas por um individuo ou um subgrupo e as decisões podem sofrer um certa ambigüidade de responsabilidades.

Pensamento Grupal: ocorre quando os membros de um grupo estão mais preocupados em conseguir concordância que as normas para o consenso passam por cima da avaliação realista da situação.

Mudança de Posição Grupal: em alguns casos, as decisões dos grupos são mais conservadoras do que as individuais. Mas frequentemente, a mudança é em direção a um risco maior.

Técnicas de tomada de decisão em grupo
A forma mais comum de tomada de decisões em grupo ocorre nos grupos de interação, onde os membros interagem face a face, usando a interação verbal ou não verbal para se comunicarem.
Mas também existe o Brainstorming, onde os membros sentam-se em uma mesa e o líder expõe o problema de forma clara, então começam a gerar possíveis alternativas que serão registradas e analisadas posteriormente.
A técnica do grupo nominal: todos estão fisicamente presentes, mas cada um atua de forma independente. E a mais recente a reunião eletrônica.


Capítulo 9
Compreendendo as equipes de trabalhos
Logo no início do capítulo o professor mencionou que o desempenho da equipe é melhor do que do individuo, as equipes exploram melhor o talento dos funcionários, facilitam o envolvimento dos colaboradores, as equipes são uma boa maneira de democratizar a organização e aumentar a motivação.

Diferenças entre grupos e equipes
Um grupo de trabalho interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro em seu desempenho na sua área. Já uma equipe de trabalho, trabalha em prol da organização.

Tipos de Equipe
Equipes de soluções de problemas
Os membros dessa equipe trocam idéias ou oferecem sugestões sobre os processos e métodos de trabalho que podem ser melhorados.

Equipes de trabalho autogerenciadas: (Eag’s)
Realizam trabalhos muito relacionados ou interdependentes e assumem muitas responsabilidades que antes eram de seus antigos supervisores. Podemos dizer que essas equipes, são uma organização horizontal, ou uma organização dentro de uma organização. Ex: Volvo.

Equipes Multifuncionais:
São equipes formadas por funcionários de diferentes setores da empresa, que se reúnem para cumprir uma tarefa.

Equipes Virtuais
Usam da tecnologia para reunir seus membros que estão fisicamente distantes para que atinjam um objetivo em comum.

E finalizando a aula o professor nos mostrou o modelo de uma equipe eficaz, que deve ter em seu Contexto: Recursos adequados, Liderança e estrutura, Clima e Confiança, Avaliação de desempenhos e sistemas de recompensas.
Na sua Composição: Habilidades dos membros, Personalidade, Alocação de papéis, Diversidade (desafios diferentes), tamanho da equipe, Flexibilidade dos membros, preferência dos membros.
Projeto do trabalho: Autonomia, Variedade de habilidades, identidades das tarefas, Significância das Tarefas.
Processo: Propósito Comum, Metas específicas, Eficiência da equipe, Níveis de conflito e Folga social.

     Érica Dombroscki
Aluna 1° Período  ADM

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