quinta-feira, 24 de junho de 2010

Diário

A aula de comportamento do dia 10/06/2010 começa com uma breve explicação dos objetivos do capitulo que estávamos prestes a estudar. Esses objetivos eram comparar a liderança e a administração, resumir as conclusões da teoria dos traços, identificar as teorias comportamentais, descrever o modelo da contingência que é a terceira teoria de liderança, aonde o professor dá o exemplo de um incêndio em uma empresa, aonde uma pessoa que nunca falava e era meio excluída toma posição e orienta as pessoas dessa empresa a sair pela saída de emergência, concluindo-se que a situação faz o líder, depois explicar a teoria situacional, resumir a teoria da troca entre o líder e o liderado, descrever a teoria da meta e do caminho e identificar as variáveis situacionais no modelo de participação e liderança. O professor continua explicando que todas essas teorias trazem contribuições para o administrador, principalmente para os lideres, e que não existe uma teoria certa e outra errada.


O professor defende que as pessoas tem determinadas características que são mais facilmente reconhecidas e valorizadas pelo grupo que ela faz parte e essas características por serem reconhecidas fazem com que o individuo se torne líder, mais nem todos desenvolvem isso, por isso a liderança pode ser desenvolvida com maior dificuldade ou maior facilidade, dependendo do individuo. A liderança é a capacidade de influenciar pessoas e mobilizá-las para alcançar objetivos. Para isso o professor diz que é preciso conhecer muito bem as pessoas que se quer influenciar, para conseguir oferecer pra ela o que elas necessitam, fazendo com elas tenham suas necessidades supridas e assim mantendo-as motivadas. O professor Marciano diz que falar bem é falar aquilo que as pessoas querem ouvir, mais para isso é necessário saber ouvir as necessidades das pessoas primeiro. O que o individuo trás desde seu berço é necessário para uma boa liderança. O professor fala sobre a diferença entre liderança e administração, aonde a liderança como já foi dito é a capacidade de influenciar e mobilizar pessoas para alcançar um objetivo, e administração é o uso da autoridade dentro de uma hierarquia formal para obter o comprometimento dos demais membros da organização. Então administradores nem sempre são líderes. Para ser líder, é preciso conseguir representar um grupo, e o grupo precisa se identificar com o líder. O professor sita o filme da biografia de Gandhi,e o filme A Onda, exemplos de liderança, e orienta os alunos a lerem biografias de líderes para ver como eles se legitimaram diante dos grupos. Logo após, o professor inicia a explicação da teoria dos traços de liderança, aonde busca traços que possam descrever os lideres e diferenciá-los dos demais, aonde esses traços são físicos, sociais, econômicos, etc. O sistema aonde o individuo foi criado, o determinante histórico e social, é uma influencia muito grande na hora de se tornar um líder e pode prejudicar bastante. O professor termina a aula dando um exemplo de uma cebola, que é cheia de camadas, e as primeiras camadas são as primeiras referencias sociais formadas, e as outras são adquiridas com o tempo, adquirindo culturas, experiências, etc. O principal objetivo do administrador é virar um cebolão.

    Rodrigo Cataldi
Aluno 1° Período ADM

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