terça-feira, 4 de maio de 2010

Diário

Na aula do dia 13 de abril, foram inicializadas as apresentações dos capítulos do Livro de Comportamento organizacional.
O primeiro grupo a se apresentar foi referente ao capitulo 5,onde o tema era Percepção .Explicaram que percepção é o processo pelo qual os indivíduos processam interpretam e organizam suas impressões ,com a finalidade de dar sentido ao ambiente,o que uma pessoa percebe pode ser diferente da realidade objetiva,citaram também que são simplificações de julgamento,as percepções de ser humano sobre objetos são distintas da percepção que temos de outros seres humanos, isso acontece porque fazemos inferências sobre as ações das pessoas.
Está relacionado à percepção também a Teoria da Atribuição que explica a forma como julgamos diferentemente as pessoas, dependendo do sentido que atribuímos ao comportamento. Esta determinação depende de três fatores que influenciam no julgamento do comportamento da pessoa: Diferenciação, consenso e coerência. Diferenciação é quando o individuo mostra ou não comportamento diferente em situações diversas, consenso é quando todas as pessoas que enfrentam uma determinada situação respondem de maneira semelhante. E na coerência a pessoa reage sempre da mesma forma? Não, por isso o observador busca coerência nas ações.
Citaram também fatores que influenciam a percepção (AOS), alvo, observador e a situação. E finalizaram a aula apresentando as 5 formas para a exemplificação no julgamento de uma pessoa, sendo elas a percepção seletiva que é o que julga por um fato com nossos interesses generalizando,e sendo também que muitas vezes a seletividade nos permite uma leitura rápida dos outros, o efeito Halo que constrói uma imagem, um julgamento apenas por uma característica,efeito contraste que é a avaliação das características de uma pessoa é afetada pela comparação com outras pessoas encontradas recentemente,que têm essas mesmas características avaliadas como melhores ou como piores,projeção que é a atribuição de características próprias de um indivíduo a outras pessoas, se eu tenho um determinado pensamento, generalizo pra todos. E por ultimo a estereotipagem que é quando julgamos pelo grupo que ele está inserido, por exemplo, os muito ricos, os pobres.

     Ana Paula Agner
Aluna 1° período ADM

Um comentário: