sábado, 8 de maio de 2010

Diário

 
Na aula de comportamento humano organizacional do dia 26 de abril, segunda-feira, após uma conversa sobre a prova, a leitura do diário e do comporte-se tivemos a apresentação do capítulo 6 que fala sobre motivação feita pelo grupo composto por Karine, Ariadne, Ana Paula, Felipe e Denis.
Com auxílio do professor foi explicado que não se pode motivar a uma pessoa pois na verdade essa motivação é intrínseca, ou seja, vem de dentro para fora do ser humano. Dando sequência a apresentação foram explanadas algumas teorias antigas, sendo a principal delas a teoria da hierarquia das necessidades, mais conhecida como pirâmide de Maslow. Segundo o autor da teoria dentro de cada ser humano existe uma hierarquia de cinco categorias de necessidades, que são:
Em primeiro lugar, a fisiológica que inclui fome, sede, abrigo e outras necessidades básicas do corpo. Em segundo lugar, segurança que inclui segurança e proteção contra danos físicos e emocionais. Em terceiro lugar, o Social que é aceitação, afeição, amizade e sensação de pertencer a um grupo. Em quarto lugar a estima que inclui fatores internos de estima, como respeito próprio, realização e autonomia, também reconhecimento e atenção. Em quinto lugar no topo da pirâmide está a auto-realização, a intenção de tornar-se tudo aquilo de que se é capaz de ser.

O grupo também explicou sobre a teoria X e teoria Y. A teoria X, basicamente negativa diz que as quatro premissas dos executivos são:
1. Os funcionários não gostam de trabalhar por sua própria natureza e tentarão evitar o trabalho sempre que possível.
2. Como eles não gostam de trabalhar, precisam ser coagidos, controlados ou ameaçados com punições para que atinjam as metas.
3. Os funcionários evitam responsabilidades e buscam orientação formal sempre que possível.
4. A maioria dos trabalhadores coloca a segurança acima de todos os fatores associados ao trabalho e mostra pouca ambição.

E a teoria Y, basicamente positiva, diz que as quatro premissas são:
1. Os funcionários podem achar o trabalho algo tão natural quanto descansar ou se divertir.
2. As pessoas demonstrarão auto-orientação e autocontrole se estiverem comprometidas com os objetivos.
3. A pessoa mediana é capaz de aprender a aceitar, ou até a buscar, a responsabilidade.
4. A capacidade de tomar decisões inovadoras pode ser encontrada em qualquer pessoa e não é privilégio exclusivo dos que estão em posições hierarquicamente superiores.

Também aprendemos sobre a teoria dos dois fatores, que tem a crença de que a relação de uma pessoa com seu trabalho é básica, e de que essa atitude pode determinar o seu sucesso ou fracasso.
Entre as teorias contemporâneas:
Explicaram sobre a teoria ERG que é existência, relacionamento e crescimento. Existência é o nível básico, necessidades fisiológicas e segurança. O relacionamento refere-se a social e estima e Crescimento se refere a auto-realização.

A teoria das necessidades de McClelland enfoca 3 necessidades: de realização, poder e associação.

Teoria da avaliação cognitiva: é como as pessoas são remuneradas, as recompensas externas.

Teoria de fixação dos objetivos: Deve-se ter metas específicas e não metas genéricas: por exemplo, não falar para fazer o melhor possível, mas dar uma meta, um objetivo concreto.

Teoria do reforço: O comportamento é controlado por suas consequências. Recompensas e punições desempenham um papel importante na vida diária.

Teoria do planejamento do trabalho: aborda a importância de se entender o próprio trabalho como uma possível fonte de motivação. Os tipos de trabalho são divididos em 5 funções essenciais: Variedade de habilidades, identidade de tarefa, significância da tarefa, autonomia e feedback.

Teoria da equidade: As recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos.

Teoria da expectativa: É quando o funcionário age de determinada maneira a trabalhar mais graças a uma expectativa externa. O funcionário sente-se motivado a despender um alto grau de esforço quando acredita que isso vai resultar em uma boa avaliação de desempenho e que a boa avaliação vai resultar em recompensas na organização e essas recompensas vão satisfazer suas metas pessoais. (comprar uma casa por exemplo)

Essa foi a primeira parte da apresentação sobre motivação que terá continuidade na aula de hoje dia 29 de abril.

      Ricardo Augusto
Aluno 1° período ADM

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