quinta-feira, 13 de maio de 2010

Diário

Na aula do dia 19/04 foi dada a continuação da apresentação do capítulo 5 sobre Percepção e Tomada de Decisões Individual. A equipe terminou o assunto de Aplicações do julgamento nas organizações falando sobre a Avaliação de desempenho e a Avaliação do esforço do funcionário e começou o assunto de Ligação entre percepção e tomada de decisões. A tomada de decisão ocorre em reação a um problema. Quando se quer tomar decisões para otimizar, deve-se usar o Modelo de Tomada de Decisões Racionais, que possui 6 passos: 1-definição do problema, 2-identificação dos critérios para a decisão, 3-atribuição de pesos específicos a cada critério, 4-desenvolvimento de alternativas, 5-avaliação das alternativas, 6-escolha da melhor alternativa. Além de também ter 6 premissas: 1-clareza do problema, 2-conhecimento das opções, 3-clareza das preferências, 4-preferências constantes, 5-ausência de limitação de tempo ou custos, 6-retorno máximo.

Para a tomada de decisões é necessária a criatividade, foi explicado na presentação sobre o Modelo de criatividade de 3 componentes, composto da perícia, que é o conhecimento profundo, do pensamento criativo e da motivação pela tarefa. Logo após a equipe mostrou como as decisões são tomadas nas organizações foi dito que na maioria delas não é seguido o modelo racional, há um limite da racionalidade, não são buscadas diversas alternativas e sim a primeira alternativa aceitável é posta em prática. Também foi falado sobre os erros e vieses comuns na tomada de decisões, como o Viés do excesso de confiança, o Viés de ancoragem, o Viés de confirmação, o Viés de disponibilidade, o Viés da representatividade, a Escalada do comprometimento, o Erro de aleatoriedade e o Viés de compreensão tardia. Depois explicaram sobre a Tomada de decisão intuitiva, gerada pelas experiências vividas, sendo a intuição muito importante quando não há muito tempo ou muita informação para se tomar a decisão.

Quando vamos tomar decisões devemos levar em conta as diferenças individuais. Quanto aos estilos de decisão há as diferenças na maneira de pensar e na tolerância à ambiguidade, o que resulta em 4 estilos de tomada de decisão: o diretivo, o analítico, o conceitual e o comportamental. Quanto ao gênero, a diferença explicada entre homens e mulheres na hora de se tomar decisões, é que as mulheres pensam muito mais que os homens antes de tomar uma decisão, esse processo se chama ruminação. Após, o grupo apresentou sobre os limites organizacionais para as decisões, que são: Avaliação de desempenho, Sistema de recompensa, Regulamentações formais, Limite de tempo e Precedentes históricos. E também sobre as diferenças culturais, já que a cultura pode diferir a questão de tempo e racionalidade na tomada de decisões dependendo de cada país.

O assunto final do capítulo abordado pela equipe foi a ética no processo decisório onde existem 3 critérios: o critério do utilitarismo, o critério com foco nos direitos e o critério da justiça. Além disso, foi enfocada novamente a questão de diferentes culturas, e como a ética de cada uma delas difere, sendo necessário à organização se adaptar a essas diferenças. Por fim foi feito o Estudo de caso, onde foram respondidas questões sobre o estereótipo dado aos vendedores de carros e foi iniciado o Dilema Ético do capítulo.

Carolina Amaral Moreira
     1° Período ADM

Nenhum comentário:

Postar um comentário