quinta-feira, 20 de maio de 2010

Comporte-se

Cultura do elogio


Por meio de uma ação pontual, o Hospital Albert Einstein fez com que seus funcionários passassem a elogiar as boas condutas dos seus colegas de trabalho
Por Toni Mello

Despertar nos funcionários a cultura do elogio. Esse foi o desafio do Hospital Israelita Albert Einstein, centro de excelência médica que conta com oito unidades e 7,5 mil funcionários. Para atingir o objetivo foi idealizada a campanha “Quem faz acontece”, planejada e conduzida pela área de comunicação interna, que está dentro da estrutura de RH do Hospital.

O intuito era implantar uma ferramenta motivacional que possibilitasse reconhecer atitudes e comportamentos positivos dos colaboradores. Para isso, era preciso estabelecer uma maneira de distinguir o bom trabalho das pessoas e das equipes. Daí a ideia de que os próprios funcionários indicassem seus colegas de trabalho, individualmente ou em equipe, fossem eles da sua área ou não.

Assim, os funcionários receberam um kit da campanha, no qual havia uma ficha para que fizessem a indicação de quem merecia ter o trabalho reconhecido, tendo por base os critérios da campanha: calor humano, respeito pelas pessoas e responsabilidade na profissão. Escolhidos a partir de três pesquisas: de Clima, da Marca Einstein e de Cliente Externo.

A comunicação foi essencial no processo de estímulo e promoção da campanha. Foi por meio das ferramentas de comunicação que os funcionários puderam entender que aquela era a maneira encontrada pelo hospital para reconhecer as melhores atuações e comportamentos. Para divulgar a iniciativa foram utilizados diferentes meios como carta do presidente, kit de indicação, hot site, newsletter eletrônica, cartazes e displays.

A premiação teve caráter simbólico e não monetário. Todos os indicados validados pela auditoria receberam uma medalha acompanhada de uma carta de agradecimento. O prêmio foi entregue diretamente pela liderança, sem a realização de evento formal. Outro aspecto foi a escolha dos mais indicados para atuarem como protagonistas, dando a eles um status de exemplo de conduta.

Resultados

”A receptividade foi muito boa, logo de início tivemos uma grande participação. Foi por meio dela que conseguimos mensurar os resultados devido ao volume grande de indicações”, disse Luciana Ranieri, coordenadora de Comunicação Interna. Programada para durar três meses, a campanha foi estendida por mais dois meses devido ao interesse despertado.

Foram totalizadas 1 124 indicações válidas, resultando em 732 profissionais distintos indicados, já que algumas pessoas receberam mais do que uma indicação. Desse total, 154 foram os mais votados, com um número relevante de indicações. Alguns profissionais tiveram suas fotos e os motivos que os levaram a serem indicados veiculados nos canais internos de comunicação.

Apesar de não ser o canal para fazer elogios, O SAC RH, canal interno de sugestões, reclamações, dúvidas e elogios, registrou aumento de 23% no número de elogios a partir da implantação da campanha.

Fonte: http://revistavocerh.abril.com.br/noticia/conteudo_509284.shtml

CRÍTICA:

Achei esse texto bastante interessante porque toda pessoa necessita de ser reconhecida na posição que ocupa dentro da empresa. Quanto elogiamos ou reconhecemos, a pessoa motiva-se a desempenhar ainda melhor o seu trabalho, e todos aspectos da empresa são beneficiados: Clima Organizacional, qualidade, produtividade, faturamento. Cabe ao administrador perceber as oportunidades e desenvolver as ferramentas motivacionais para sua equipe.

Célia Maria Budziacki

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