quinta-feira, 13 de maio de 2010

Diário

A aula do dia 26/04 começou com o diário e com o comportesse. Após isso iniciou a apresentação do capítulo 6. Começa com o estudo de caso. Uma matéria com o título “Frustrado as 30 anos”, relata sobre Bob Wood, 30 anos, formado em 96, já trabalhou com analista na Accenture, consultor de tecnologia de informação de empresas de assistência médica, até se tornar diretor de tecnologia Claimshop ( cuida de reclamações contra serviços de saúde), ganhando 80 mil dólares anualmente, andando de BMW e vivendo super bem. Ainda cita da geração X, que esta sofrendo com isso pelo farto de necessitarem de um diploma pra um bom emprego. Bob se sente frustrado por ter a penas 30 anos e a melhor parte de sua vida já ter passado e estar ganhando metade do que ganhava.


Seguindo do dilema ético que diz respeito a motivação de ser uma maneira de manipulação, em que motivando alguém, esta manipulando-a para ter um resultado positivo para quem motivou aquela pessoa.

Depois reinicia definindo motivação, que muda de um para o outro, e nada pode levar a motivação, em que ela pode ser representada por promoções, aumento salarial, um bônus, assim aumentando o desempenho. Após isso vem as teorias antigas (clássicas). A primeira é a teoria da hierarquia das necessidades, subdividida em fisiologia, segurança, social, estima e auto realização. Em seguida vem a teoria X e Y criada por Douglas McGregor, em que a teoria X era para aquelas pessoas que não gostavam de trabalhar, sem motivação e desempenho. Já a teoria Y é totalmente o contrário, onde o trabalho é algo natural. Seguida pela teoria dos dois fatores, composta pelos fatores higiênicos e pela satisfação e insatisfação. Concluindo as teorias antigas.

Iniciando as teorias contemporâneas, começa pela teoria ERG (existência, relacionamento e crescimento) 3 conceitos que devem estar presentes no funcionário e em seu ambiente de trabalho. A segunda teoria é a teoria das necessidades, composta pela necessidade de realização- busca pela excelência, necessidade de poder- agir de um modo diferente do natural e a necessidade de associação- ter relacionamentos interpessoais próximos e amigáveis. A terceira teoria é a teoria da avaliação cognitiva, onde nela apresente as recompensas externas gerando as motivações intrínsecas. Tirando essa recompensa faz com que o individuo mude sua visão de motivação. Seguida pela teoria de fixação de objetivos, tem como papel fixar os objetivos específicos melhorando o desempenho, buscando resultados mais relevantes. Logo após a teoria do reforço que ignora as condições internas como sentimento, atitudes, expectativas, entre outras. Tendo impacto sobre o comportamento. Outra teoria é a teoria do planejamento do trabalho, faz com que haja uma organização dentro da empresa para um bom funcionamento. Também há a teoria da eqüidade, que representa a igualdade entre os funcionários, não criando uma tensão, relações conflituosas e desiguais. Por fim a teoria da expectativa, que tem sua avaliação buscando recompensas organizacionais como bonificação, aumento salarial ou promoção. Os tipos são a relação esforço-desempenho, relação desempenho-recompensa e a relação recompensa-meta pessoal. O sistema de avaliação do desempenho são por exemplo lealdade, iniciativa ou coragem, assim tendo bons resultados.

Filipe Ravera de Azevedo
Aluno 1° Período ADM

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