quinta-feira, 20 de maio de 2010

Comporte-se


http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/viewFile/6762/6230
Aguida Celina de Méo Barreiro
Otaciro Rangel Nascimento
Instituto de Física de São Carlos – USP
São Paulo – SP


Esse artigo refere-se a uma experiência feita com os alunos de Física III em seu processo de avaliação. Foi feita a proposta de que os alunos corrigissem as provas dos colegas, e que isso traria um melhor aprendizado e a preparação para uma formação pedagógica e de percepção.

Esse processo de avaliação foi feito durante um semestre letivo, e apresentou resultados muito interessantes. A idéia do professor responsável é que não cabe ao professor apenas informar, ele deve formar atitudes e no duplo aspecto, atitudes pedagógicas e atitudes de vida. Acredita que levar os alunos a uma participação mais direta também na correção das provas pode contribuir para que aprendam melhor . No ínicio do semestre os alunos foram informados da oportunidade que teriam de corrigir as provas de seus colegas, na aula seguinte àquela utilizada para a resolução das mesmas, sendo a participação opcional.

Comentários do Aluno.
O objetivo desse professor ao fazer esse processo de avaliação, é que os alunos aprendam o conteúdo através das correções das provas, verificando e esclarecendo mais de uma vez as duvidas no momento da solução das questões e a fixação das informações. Essa experiência também prepara os futuros professores a serem mais capacitados e mais responsáveis na aplicação e correção de avaliações. Aprendendo como os colegas resolvem as questões você acaba desenvolvendo a percepção de diferentes linhas de raciocínio e maneiras de solução diferentes. A participação porém, na primeira aula de correção foi de apenas 60% dos alunos. Os outros 40% alegaram motivos particulares, ou insegurança, por isso não participaram. Já na terceira correção 84% dos alunos participaram. Essas correções levaram alguns alunos a refletirem que não estudando, eles não tem capacidade de corrigir a prova dos colegas então acabam ficando mais responsáveis ao sentir-se impelido a estudar para não prejudicar os outros. Foi observado que os resultados da terceira prova foram melhores que as anteriores.

Essa proposta alternativa de avaliação buscou a analise critica do processo e a participação e co- responsabilidade dos alunos, proporcionando esses de tomarem consciência do que é fazer uma prova, da importância de organizar resoluções das questões e das dificuldades encontradas nas correções das provas, sentido a responsabilidade de um professor.

Rodrigo Cataldi
Aluno 1° período ADM

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