segunda-feira, 26 de abril de 2010

Comporte-se

Quem é a geração Y


Motivado pela grande escassez de profissionais as organizações são obrigadas a cobrir um espectro de quarenta anos. Na união européia a porcentagem de pessoas entre 65 e 90 anos passara de 16% para 20 % enquanto as de 15 a 24 anos representarão 11%. Diante disso empresas foram obrigadas a integrar os grupos de gestão da diversidade. Forçada não pelo fator humanista mas por ser um fator imperativo nos negócios. Para atuar diante de tanto contraste é necessário saber as motivações de cada grupo e seus valores.Denomina-se Geração y basicamente os recém formados nascidos a partir dos anos 80, embora para se definir este grupo deve-se levarem conta mais do que apenas um grupo da mesma geração, e considera as tendências culturais ,mudanças sociais e políticas para entender o que os motiva e que tem a oferecer. Devido a este espectro de 40 anos existente hoje nas empresas cada grupo no caso x E y tem aspirações e contratos psicológicos diferentes entre seus empregadores. Geração x se baseia em pessoas nascidas entre 1960 e incio dos anos 80 costumam ter uma visão mais cética das coisas em meados dos anos 80 surge uma sub categoria os yupiees( acrônimo de Professional urbano) segmento de jovens de alto poder aquisitivo e paixão pelo sucesso profissional e social. Mais tarde o termo obteve conotações negativas devido ao esgotamento deste estilo de vida que propunha um certo, vale tudo. A geração y trata-se de uma geração de filhos desejados e protegidos nascido de uma sociedade mais preocupada. Parecem saber exatamente o que querem. não reivindicam executam suas decisões através do SmS e blogs.não polemizam nem pedem autorização agem. Tem um visão de mundo mais esperançosa. como já nasceram na era da informação instantânea a tecnologia nunca será um problema para eles, 91% dos que tem entre 16 e 24 anos são usuários de internet esta porcentagem cai para 63,4 % em pessoas entre 35 e 44 anos .não tem a paciência e laboriosidade de desfrutar um livro ,adotam o já e agora, para ter a mesma informação em minutos com um clique.É uma geração de resultados não de processos .Sabem por experiência que as informações as nulidades e até a ordem mundial que parecia imutável mudam em pouco tempo.Especialistas afirmam ate que desenvolveram mais o hemisfério direito do cérebro responsáveis por estímulos de vídeo game s e internet . do que o esquerdo estimulado pela leitura Motivação: para ganhar estes jovens no mercado trabalho não adianta oferecer desafios tipo: aqui você vai apreender muito, terá oportunidade de conhecer muitos setores, poderá viajar. A resposta súbita do jovem será: Diga o que tenho de fazer (objetivo) e não queira saber como vou fazer isto(o procedimento é coisa minha e não agrega valor) respeite minha vida ( o que não tem nada a ver com trabalho : vida são gastos amigos estar sempre atualizado etc.. E me informe quanto vou ganhar .
Estes jovens universitários querem trabalhar por objetivos vinculados a seu salário a sua conquista ( o que demonstra a sua segurança )para que possa conciliar a vida pessoal da profissional . São pessoas de iniciativa e capacidade de resolver problemas ,sua posição mental diante de desafios costuma ser : porque não ? diferente da geração x não se importam com fator chave : promoção . Estão dispostos a abrir Mão disso, se interferir na sua qualidade de vida, afinal não estão bem seguros do que realmente querem e não vão querer trocar independência por poder . Tem alto poder de consumo e atentos a tecnologia, sempre respeitando a opinião de seus pares . Devido ao acesso constate a informação, chegam as entrevistas sabendo tudo da empresa e sobre o mercado. Isto faz abrir diante deles um leque imenso de alternativas e ele pulara facilmente de uma proposta, para outra ,se não o convencerem . A geração y também tem um subgrupo os( CBP, cosmopolitan business people)(pessoas de negócios cosmopolitas)Costumam conhecer vario idiomas ,concretamente um inglês fluente nível alto de educação, MBA ou mestrado com especialização numa instituição de prestigio. De idade mediana poderiam se manter cbp até os 50 anos embora possam variar suas metas e objetivos durante o percurso. Buscam carreiras brilhantes, altos salários , e adoram head hunters e as multinacionais. Diante disso três aspectos parecem vitais para gerenciar estes jovens: que serão lideres globais:Um clima cosmopolita que os atraia e que usufruam do seu inglês, com acesso as artes esportes , lazer, alem de instituições de ensino de prestigio. Expectativas de carreira tão motivadoras quanto a remuneração com desafios constantes, garantia de autonomia profissional que lhe deem o poder de trabalhar e m equipe função que desempenham muito bem .Tudo isso feito, seu desempenho tendera a ser excelente.Estes profissionais possuem a capacidade de pensar globalmente e agir localmente mentalidade necessária para empresas de atuação globalizada.

Marcos da Silva Rodrigues
1° periodo ADM

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