terça-feira, 30 de março de 2010

Diário de aula

Aula de Comportamento Humano nas Organizações,dia 15/03/2010.
O Professor Marciano deu seguimento ao conteudo da aula anterior sobre as 3 habilidades e os três papeis de um executivo. Enfatizou que o principal papel do gestor é tomar deciões, e que ele precisa saber onde buscar informações e saber quais as informações válidas.
Ressaltou que um executivo precisa saber se relacionar bem com as pessoas, e para isso é necessário que ele esteja disposto ao diálogo, se comunique bem e valorize a diversidade.
Deixou claro que a habilidade de comunicação é importantíssima para conquistar o mercado e ser competitivo. Usou o exemplo da CSN , que por mais bem sucedida que fosse nacionalmente, não conseguia expandir internacionalmente, pois seu gestor não tinha habilidade de comunicação. Quanto aos 3 papeis que um administradoe desempenha explicou que, o papel de relacionamento transforma o gestor em um líder que faz ligações entre pessoas, empresas e abre caminhos. No papel de informação ele é o monitor, disseminador e porta voz, tanto traz informações para a empresa, quanto leva a empresa para fora, por isso é importante entender as informações para repassá-las. E no papel de decisão ele é empreendedor, alocador de recursos, é o sujeito que define o destino da organização, lembrando que alocar recursos é tambem no sentindo humano, saber escolher novos colaboradores, decidir quem será promovido ou demitido, cometou que demitir um colaborador pode acarretar a perda de clientes, pois uma pessoa se fixa a uma organização tambem pelas pessoas que nela trabalham.
Exemplo: Em uma certa loja há um vendedor que sabe extamente o estilo de roupa que o cliente usa, se esse vendedor for demitido, o cliente vai querer ir atrás dele e certamente deixará de comprar nesta loja.
Um executivo também deve saber tocas em assuntos constrangedores, pois qualquer mal entendi pode fazer com que o colaborador entre com um processo contra a empresa.
Comentou que estas habilidaedes e papeis refletem nas tarefas e atividades que os gestores desempenham na empresa, essas atividades são:
- Gerenciamento tradicional: Palenjar, liderar, organizar e controlar (PLOC).
- Comunicação
- Gestão de Recursos Humanos
- Interconexão, conhecida também como "networking", que é o estabelecimento de uma rede de relacionamentos na empresa.
Apesar da maioria dos gestores se preocuparem com o gerenciamento tradicional, um gestor eficaz deve dar atenção a interconexão, não existem softwares que auxilian no contato humano, e quando as pessoas trabalham sintonizadas, elas atingem a missão, visão e as metas da empresa.
Disse também que o cenário onde estamos inseridos mudou, por isso é preciso analisar como as organizações estão hoje.
Devemos responder a globalização, isto é, ampliar o relacionamento internacional, as empresas devem ser cada vez mais transacionais, ter missões internacionais e trabalhar com culturas diferentes, um exemplo é o movimento anticapitalista da Venezuela, se eu quiser um negócio por lá, preciso me adequar as normas de lá.
Temos que saber administrar a diversidade da força de trabalho, tanto de idade, gênero, e etnia quanto de religião e orientação sexual.
Exemplo: Programa do idoso aprendiz e qualificação de pessoas com deficiência.
A empresa precisa mostrar diversidade social, e deve estra preparada para isso, tanto na estrutura quanto no pessoal. Um gerente deve saber respeitar as pessoas e conhecer todas as dimensões.
Quanto ao aumento da qualidade e produtividade, tem que produzir mais gastando menos e com qualidade, por isso é preciso de mão de obra qualificada.
Para finalizar a aula o Professor comentou sobre o "empowerment" que significa, empoderamento, dar poder, fazer com que as pessoas sejam autônomas, e tambem comentou sobre "downsize", que é o achatamento da pirâmide hierárquica, a horizontalidade dos níveis hierárquicos, ou seja , cada um é chefe de sí.

Isadora Bontorim Cidral
Aluna 1° período ADM

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