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DIÁRIO DE AULA
Na aula do dia 11 de março de 2010, o professor deu início ao livro Comportamento Organizacional de Stephen Robins, no capítulo I descreve três níveis de análise: organização (macro), grupo (meso) e indivíduo (micro). Explicou o conceito de comportamento organizacional como sendo os estudos dos indivíduos e os seus impactos nas organizações.
O primeiro nível de análise: o indivíduo (características biográficas, valores, personalidade, percepção, motivação). As características biográficas são idade, estado civil e sexo.
Com relação aos valores do indivíduo o professor relatou que a missão da empresa tem que ir ao encontro dos valores do indivíduo, e cabe à empresa identificar estas necessidades. Por exemplo, um funcionário honesto que em uma determinada empresa é obrigado a sonegar impostos, deixando de emitir notas, isto em um dado momento fará com que ele peça demissão ou a empresa o demita por não cumprir as ordens. Foram citados exemplos de empresas que possuem valores diferentes, como americanas (individualistas) e japonesas (coletivas). Observou ainda a importância de se montar equipes com indivíduos cujos valores sejam compatíveis com os da organização. Disse que nas empresas usam-se dinâmicas de grupo para verificar valores de candidatos às vagas, bem como analisar sites de relacionamento para traçar o perfil do indivíduo (Orkut, por exemplo).
Ressaltou a necessidade de estudar o indivíduo para valorizar a diversidade, saber seus desejos, o que move cada um e suas motivações. “O que nos faz humano é a capacidade de expandir necessidades, e re-significar” (CUNHA, 2010), exemplificando com o caso de sua amiga, que deixou de ser doutora aos 27 anos para buscar a felicidade como cantora de bar.
Mostrou que não é só ter um diploma, um terno bonito e uma gravata de seda, é preciso entender característica do grupo o qual deseja estar inserido. Cada grupo apresenta características próprias, como jeito de falar, vestir, comer e estilo musical. E que o homem se faz homem através do outro, procurando iguais. “O indivíduo influencia a sociedade como a sociedade influencia o indivíduo” (CUNHA, 2010), da mesma forma ocorre nos grupos sociais. Os administradores precisam conhecer as motivações das pessoas para entender como são formados os grupos sociais, gerenciando para que apesar das diferenças trabalhem em prol dos objetivos da organização.
Por fim destacou que o executivo deve ter três habilidades principais: conceituais técnicas e humanas; E três papéis fundamentais nas organizações: decisão, informação e relacionamento.
André Luiz Straiotto
Aluno 1° perido 1anc
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Na aula de 11 de março de 2010 o professor deu introdução a matéria de comportamento humano nas organizações, ou comportamento organizacional, que é o estudo do comportamento das pessoas no trabalho e seu impacto na sociedade e nas organizações. Explicou também de que forma este conteúdo é estudado: dividido por três níveis, que são: Individuo que está situado no primeiro nível, Grupo que representa o segundo nível, e as Organizações, terceiro nível.
No primeiro nível estudamos as características biográficas de cada individuo, ou seja, sexo, idade, estado civil, preferências, estilo musical, etc. Também são avaliados os valores, a personalidade, a percepção e a motivação que ao contrario do que se pensa, nem sempre é realizada por dinheiro.
O segundo nível estuda o que é o grupo, o que é uma equipe e como se trabalha como um time. A liderança é outra parte importante de nosso estudo, pois não basta só saber mandar, um bom líder deve saber se impor e também saber ouvir as outras pessoas que estão ao seu lado, além de tudo isso ainda deve saber lidar com conflitos, o que é muito comum hoje dentro de varias empresas e também saber negociar, administrar poder, e a política da empresa.
E nas organizações estudaremos as suas estruturas e a cultura dentro delas.
Cada um desses níveis é objeto de estudo de uma determinada ciência: o individuo é estudado pela psicologia. O grupo pela psicologia social, sociologia e ciência política. E as organizações são estudadas por antropologia e sociologia.
O professor concluiu a aula do capitulo 1 do livro Comportamento Organizacional de Robins, Stephen dizendo que todos esses estudos se fazem necessários para o desenvolvimento de três habilidades que todos os executivos devem ter. Essas habilidades são: conceituais, técnicas e humanas que são utilizadas para desenvolver três papéis de suma importância dentro de uma organização: tomar decisões, o principal papel de um executivo ou administrador de empresas. Informação, ou seja, estar informado sobre o universo como um todo, o que acontece no mundo e trazer isso para dentro da organização. E tão importante quanto estar informado ou tomar decisões é ter um ótimo relacionamento com o máximo de indivíduos, empresas e organizações possíveis.
Samuel Bunn
1° Período ADM
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